sexta-feira, março 17, 2006

Match Point...

" Um plano de um campo de ténis, com a rede e uma bola num vaivém de um lado ao outro, introduz o leit-motiv do filme: a ideia de que a sorte é determinante, que o esforço e a persistência não são suficientes, e que o sentido da vida não passa de um mito, já que a vida não passa de uma sucessão de acasos felizes ou infelizes.
Chris Winston é um jovem irlandês que chega a Londres para tentar a sua sorte na ascensão social, e que consegue emprego como professor de ténis num clube de acesso restrito.
Tom Hewett pertence à alta sociedade londrina e é um dos alunos que lhe cabe em sorte e que determinará o seu fado.
Tom, com quem partilha o gosto pela ópera, vai introduzi-lo no seu ambiente selecto e apresentar-lhe a sua família endinheirada e snobe.
É assim que Chris conhece Chloe, a irmã de Tom, com quem acabará por casar.
Em menos tempo do que o que demoraria a fazer um «smash», consuma a mudança para a empresa do sogro e um admirável mundo novo abre-se para si.
Tudo parece correr bem, ele é empenhado e até lê Dostoievski para ajudar à dissimulação, e é apadrinhado pelo sogro na conquista de um novo estatuto. Mas tudo muda quando conhece Nola Rice, uma aspirante a actriz americana, como ele, uma «autodidacta» de origens humildes, que é namorada de Tom.
Os dois encontram-se durante uma partida de pingue-pongue – o único momento em que o ritmo do filme acelera com um diálogo em ricochete – e a paixão é fatal como o destino. Daí até que se rendam a ela não demorará muito. Mas logo tudo se abafa em prol da estabilidade das respectivas relações.Mas quando a relação de Nola e Tom acaba, com a ajuda do olhar reprovador do clã Hewett, ela desaparece do seu círculo familiar, e ele corre à sua procura, mas sem sucesso. Contudo, o destino volta a uni-los quando se cruzam por acaso numa galeria londrina e encetam então uma relação clandestina.
Com o passar dos meses, a situação vai-se tornando mais séria e ameaçando o casamento «confortável» de Chris, que cada vez mais se afunda em mentiras para manter a pose.
Inevitavelmente, ele terá de escolher entre manter a vida luxuosa que tem ou viver ao lado desta mulher sedutora, ou deixar que a sorte decida.
No final percebemos que o crime compensa... ou talvez não..."

Fonte: http://www.estreia.online.pt/

Etiquetas: