sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Geisha


“Os dias são longos no Japão do século XI.
Murasaki Shikibu, a sensível e modesta filha de um poeta de médio escalão da corte, descobre em sua imaginação o modo de colorir o cinzento das horas. Murasaki conta histórias e distrai o tempo, entretém as amigas mais próximas que a ouvem encantadas.
São histórias sensíveis e apaixonadas que Murasaki conta – histórias sobre o deslumbrante príncipe Genji. Ao princípio, as suas narrativas são apenas uma forma de diversão. Entretanto, em pouco tempo, as aventuras amorosas de Genji tornam-se do conhecimento do público e Murasaki transforma-se numa espécie de celebridade no Japão do século XI.
É levada, então por um regente carismático, a aceitar uma posição na corte para entreter a imperadora com as suas histórias. Neste novo cenário, Murasaki vê-se enredada pela densa teia de tramas políticas e intrigas amorosas que começam a se reflectir nas suas histórias.
Uma personagem fascinante que vem resgatar neste romance sensível com delicada subtileza a sensibilidade, a etiqueta, a moda e as preocupações do Japão do século XI, o retrato vívido de uma mulher e do seu tempo
, o mais sumptuoso da história japonesa que ressuscita um passado complexo, transportado para um mundo e uma época de raro exotismo.”

Sinopse do livro “A lenda de Murasaki”
imagem: antigo postal japonês

Etiquetas: ,